Capital de Giro – O que é e Empréstimo

Um dos temas mais importantes da área de finanças empresariais é o capital de giro. Principalmente quem possui pequenos negócios deve dar muita atenção a esse tema. Entenda o que ele é e como obter empréstimo pra capital de giro.

O que é Capital de Giro

O capital de giro é a disponibilidade de dinheiro (capital) que a empresa precisa para manter suas atividades funcionando normalmente.

A falta de uma boa gestão do capital de giro pode prejudicar bastante a saúde financeira do seu negócio, o que o levará a precisar de empréstimos bancários.

Pegar um empréstimo não é necessariamente ruim, quando utilizados para investimentos, contudo, em pequenos negócios, você não deve usar desse artifício para obter dinheiro para as atividades cotidianas da empresa.

Capital de Giro – como calcular?

Calcular o capital de giro não é difícil, basta identificar as contas que estão relacionadas com as operações normais da empresa. Em nosso cálculo utilizaremos o ativo circulante e o passivo circulante.

O ativo circulante são os valores relacionados às contas a receber, adiantamentos, o estoque etc. Essas contas variam de acordo com a natureza do negócio.

O passivo circulante serão as contas a pagar, folha de pagamento, os fornecedores, aluguel, impostos e outros.

Como você deve saber, esses valores variam muito com o tempo, dessa forma, você deve realizar o cálculo do ativo e passivo circulante com frequência. Agindo assim, você terá sempre a exata noção da situação financeira do seu negócio naquele momento.

Para calcular o Capital de Giro Líquido – CGL – é bastante simples. Você deve somar o ativo circulante e diminuir o passivo circulante.

  • CGL = AC – PC.

Capital de Giro

Como administrar o Capital de Giro?

Agora que você já sabe como calcular o capital de giro, é importante entender como administrá-lo da maneira correta.

Você deve ter claro que todo empreendimento necessita de dinheiro para suas despesas do dia a dia, seja para despesas de operação ou gastos fixos.

Má gestão do Capital de Giro da empresa faz com que o empresário necessite de recursos extras, o que na maior partes das vezes o leva a obter empréstimos bancários, os quais, no Brasil, são feitos com altas taxas.

Essa situação deve ser evitada, o capital de giro, em condições normais, deve ser suprido com os recursos da própria empresa, já que servirão para suas necessidades cotidianas.

Você deve adotar ferramentas de controle visando manter ou aumentar o nível de vendas, evitar desperdícios, manter ou reduzir custos e diminuir os índices de inadimplência. Uma boa gestão certamente fará com que seu empreendimento sempre tenha um bom capital de giro.

Essa preocupação financeira é essencial. Renegocie dívidas, tenha conhecimento exato dos prazos de pagamentos e circulação de estoque. Entenda como funciona o fluxo de entrada e saída de dinheiro, administrando dessa maneira a sua empresa não ficar sem seu caixa operacional.

Como conseguir empréstimo para capital de giro?

O primeiro ponto de atenção é não possuir restrições no SERASA. No caso do MEI  isso vale tanto para o CNPJ, pessoa jurídica, quanto para o CPF, pessoa física.

O ideal é que o MEI saiba quanto exatamente precisa para manter seu negócio funcionado, por quanto tempo, e qual sua capacidade de pagamento do empréstimo eventualmente obtido. Obtenha o empréstimo de acordo com sua necessidade e capacidade de pagamento, mesmo que você tenha acesso a mais.

Para o MEI, as linhas de crédito mais comuns são as feitas na Caixa e no Banco do Povo Paulista. Nesses dois casos o MEI conta com o apoio do SEBRAE para a apresentação de garantias.

As linhas de crédito mais populares são:

  • Parceria da Caixa e do FAMPE/Sebrae,  até R$ 12,5 mil de crédito, com prazo de pagamento de 24 meses, nove meses de carência, a uma taxa de juros de 1,59% ao mês. Clique aqui e veja.
  • Banco do Povo Paulista, até R$ 21 mil, taxa de juros de 0,35% ao mês e prazo de pagamento de 36 meses sendo 3 meses de carência. Clique aqui e veja.

Conseguindo-se o crédito para capital de giro, o MEI deve ter responsabilidade. Esse dinheiro deve ser usado para fazer seu negócio voltar a girar. A época é difícil e exige a reinvenção do negócio por parte de todos.

Esperamos, no presente artigo, ter esclarecido um pouco mais sobre a importância do capital de giro.

5 Comments

  1. AIRTON 15 de novembro de 2016
  2. Carlos Ramalho Cardoso 16 de novembro de 2016
  3. Losangelis Nascimento 5 de fevereiro de 2017
  4. Alexandre José de Barros 8 de fevereiro de 2017
  5. José Santos 16 de fevereiro de 2017