Microempresa – o que é e como conseguir crédito

Muitas pessoas confundem o Microempreendedor Individual – MEI com Microempresa. Na verdade, são dois tipos bem diferentes de empresa. ´Veja a seguir o que é um Microempresa e como conseguir crédito para o seu negócio.

O que é uma Microempresa?

Um empreendimento é considerado uma microempresa quando seu faturamento anual é de R$ 360 mil.

De acordo com o Sebrae uma microempresa ” será a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que aufira em cada ano calendário, a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00″.

Acima desse valor de faturamento o empreendimento passa a ser enquadrado como empresa de pequeno porte no Simples Nacional.

Como ficou claro, Microempresa e empresa de pequeno porte são diferentes do MEI.

A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi instituída em 2006 e dispõe sobre o tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte.

Essa lei buscou facilitar a vida desse tipo de empreendimento no Brasil. A ideia foi melhorar a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte e contribuir para o desenvolvimento do país.

Pequenas e microempresas podem optar pelo regime tributário específico para os pequenos negócios com carga de impostos simplificada e reduzida, com a utilização do Simples Nacional.

Crédito para pequena e Microempresa

O empreendedor proprietário de uma microempresa normalmente quer fazer seu negócio crescer, mas, muitas vezes, tem dificuldades financeiras para investimentos ou aquisição de matéria prima. Em alguns casos, uma linha de crédito pode ser uma saída positiva para tal situação.

Primeiramente, você deve refletir se o crédito é mesmo necessário, pois, em casos específicos, uma melhoria na gestão financeira já é suficiente. O empreendedor deve dar especial atenção aos prazos de pagamento a fornecedores e recebimento de clientes.

Recomendamos que, antes de procurar crédito, você visite o SEBRAE da sua cidade. O SEBRAE não empresta dinheiro, mas pode orientá-lo melhor sobre questões administrativas.

Crédito microempresa

Caso a situação da sua microempresa seja realmente de necessidade de crédito, damos aqui algumas sugestões.

  • Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual: Esse programa é promovido pelo banco do nordeste e pode ser acessado neste link.
  • Caixa para sua empresa: Programa da Caixa Econômica Federal, pode ser acessado neste link.
  • Micro, Pequena e Média Empresa e Pessoa Física: Esse é um programa do BNDES, acesse aqui.

Falamos, neste artigo, sobre o que é crédito para microempresa.

2 Comments

  1. Moises Barbosa de Oliveira Lima 29 de abril de 2016
  2. Sandra Evangelista 12 de setembro de 2016