Você está buscando informações sobre como abrir MEI gratuito em 2023? Veio ao lugar certo. Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que o procedimento de abertura de MEI é totalmente online e gratuito. Quando você tiver finalizado o processo passará a ter CNPJ e direito a benefícios previdenciários.

Como abrir MEI

O procedimento de abertura de um Microempreendedor Individual MEI é totalmente online e gratuito.

Você mesmo pode realizar o procedimento de abrir MEI por conta própria, sem contador. Para tanto, segue o passo a passo.

Passo a passo para abrir MEI

  • 1º Passo – Pesquisa

Antes de qualquer coisa, você deve verificar se sua atividade pode ser cadastrada como MEI, para isso,  acesse a Lista de ocupações permitidas.

Além disso veja, ademais, se a atividade é permitida em seu município, devendo tal consulta ser feita junto à Prefeitura.  Dê especial atenção a esse ponto a fim de evitar posterior cancelamento do alvará provisório.

Após isso, certifique-se de que seu faturamento se encaixa no limite anual de R$ 81.000,00 para MEI.

  • 2º Passo – Cadastramento

O processo de abertura do MEI é totalmente online e gratuito.

Você deve fazê-lo pelo Portal do Empreendedor MEI do Governo. Para tanto, você precisa abrir uma conta .gov. Esse procedimento também e gratuito e feito online.

Todo o processo é simples, basta preencher o formulário com seus dados pessoais, não tem erro: clique aqui. Na página, clique em “Formalize-se”.

Entre com sua conta gov.br.

O procedimento é bem simples, siga o passo a passo do próprio site.

Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

  • 3º Passo – Pós-Cadastramento

Finalizado o procedimento online de abertura do MEI, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são gerados imediatamente e você não precisará encaminhar qualquer documento à Junta Comercial.

Terminado esse processo, imprima o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual e o Relatório Mensal de Receitas Brutas (um para cada mês). Essa documentação é importante para manter sua formalização em dia.

O relatório de receitas brutas mensais não deve ser encaminhado mensalmente pelo MEI, mas deve ser preenchido. Com esse relatório preenchido mensalmente, você terá maior facilidade no preenchimento e apresentação da declaração anual de rendimentos.

  • 4º Passo – Custos após formalização

O Microempreendedor Individual – MEI deve pagar mensalmente um valor de aproximadamente de R$ 60,00. O valor de INSS corresponde a 5% do salário mínimo e, portanto, pode ser reajustado. Podem ser cobradas, também, taxas estaduais/municipais, mas essas dependem de seu estado e município e da atividade exercida.

O pagamento deve ser realizado até o dia 20 de cada mês, na rede bancária ou casas lotéricas.Abrir MEI

Acesse para gerar seu carnê: PGMEI.

Viu como o procedimento de abrir MEI é simples? Agora basta você fazer a contribuição mensal e a Declaração Anual Simplificada para manter-se em dia.