CNPJ MEI – Como consultar

Uma das maiores vantagens obtidas após o pequeno empreendedor abrir um MEI e passar a ter CNPJ MEI e acesso a benefícios previdenciários. Veja abaixo como realizar a consulta do CNPJ MEI.

Após o cadastro como Microempreendedor Individual você obtém o comprovante de situação cadastral como MEI e da situação do CNPJ. Algumas instituições pode solicitar esses comprovantes em várias ocasiões.

É importante que o pequeno empreendedor tenha facilidade em encontrar essas informações rapidamente a fim de conseguir comprovar a regularidade do seu negócio. Para obtenção de empréstimo, por exemplo, toda essa documentação deverá estar correta.

Situação como MEI – CCMEI

A verificação do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI é bastante simples. Veja abaixo como fazer:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor do Governo Federal;
  2. No meio clique em “Já Sou”;
  3. Após, clique em “Emissão de Comprovante CCMEI” ;
  4. Preencha os dados pessoais solicitados e pronto!

CNPJ MEI

CNPJ MEI – Como consultar

Consultar a situação do seu CNPJ-MEI é bastante simples. Ressaltamos que sua situação como MEI e a regularidade de seu CNPJ MEI, junto à Receita Federal, são coisas diferentes, dessa forma ambas as consultas são importantes.

Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:

  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

Para  informações mais detalhadas você deve acessar o e-CAC. Se você ainda não tiver senha e código de acesso, é possível gerar pela próprio site da Receita. Acessando o e-CAC, você poderá informações mais completas e detalhadas quanto a sua situação fiscal.

É importante que o empreendedor fique sempre atento à situação cadastral da sua empresa.

Você viu, neste artigo, como realizar a consulta do CNPJ MEI.