Você está buscando informações sobre como fazer sua inscrição MEI? Pois bem, mostraremos neste artigo de forma simples e direta. Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que o procedimento de inscrição MEI é totalmente online e gratuito. Quando você tiver finalizado o procedimento de inscrição, passará a ter CNPJ e direito a benefícios previdenciários, portanto, abrir um MEI só trará vantagens ao seu negócio.

Como fazer a inscrição MEI

No primeiro ano,  a inscrição como MEI e a primeira declaração anual podem ser realizadas por empresas de contabilidade optantes do SIMPLES NACIONAL.

Esses escritórios de contabilidade devem realizar essas tarefas sem nenhum custo para o Microempreendedor Individual – MEI.  para ver a lista de empresas que podem realizar esse serviços para você Clique aqui.

Caso você prefira fazer por conta própria, o procedimento também pode ser realizado pela internet  e sem contador. Para isso, veja o passo a passo da inscrição MEI.

Passo a passo para inscrição MEI

  • 1º Passo – Pesquisa

Nem toda atividade pode ser cadastrada como MEI. Antes de iniciar a inscrição, veja se a atividade por você exercida encaixa-se na categoria de MEI,  acesse a Lista de ocupações permitidas.

Verifique, também, se a atividade é permitida em seu município, devendo tal consulta ser feita junto à Prefeitura.  Dê especial atenção a esse ponto a fim de evitar posterior cancelamento do alvará provisório.

Após isso, certifique-se de que seu faturamento se encaixa no limite anual de R$ 81.000,00 para MEI.

  • 2º Passo – Cadastramento

O cadastramento é feito diretamente no site Portal do Empreendedor. Basta preencher o formulário com seus dados pessoais, não tem erro: clique aqui.

O procedimento é bem simples, siga o passo a passo do próprio site.

Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

  • 3º Passo – Pós-Cadastramento

Feito preenchido o formulário para inscrição MEI, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são gerados imediatamente e você não precisará encaminhar qualquer documento à Junta Comercial. Fácil não é mesmo?

Terminado esse processo, gere seu o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

  • 4º Passo – Custos após formalização

O Microempreendedor Individual – MEI deve pagar sua DAS mensalmente. O processo de pagamento de impostos por parte do MEI é simplificado. A DAS gira em torno de R$ 50,00 e com isso você paga os impostos devidos para manutenção do seu negócio.

Como você vê, é um valor bastante irrisório se comparado aos outros tipos de empresa. Portanto, mantenha seus impostos em dia para não perder seu negócio.

O valor de INSS corresponde a 5% do salário mínimo e, dessa forma, pode ser reajustado à medida que o salário mínimo é alterado.

Em alguns casos existem, também, taxas estaduais/municipais, mas essas dependem de seu estado e município e da atividade exercida.

O pagamento da taxa mensal deve ser realizado até o dia 20 de cada mês, na rede bancária ou casas lotéricas.Inscrição MEI

Acesse para gerar seu carnê: PGMEI.

Você viu como fazer a inscrição MEI é simples? Agora basta você fazer a contribuição mensal e a Declaração Anual Simplificada para manter-se em dia.