Certificado de Microempreendedor Individual – MEI

Certificado de Microempreendedor Individual – MEI é o documento que comprova que sua empresa está aberta, comprovando, também, sua inscrição no CNPJ, Junta Comercial e valendo como alvará de funcionamento do seu negócio. Veja a seguir mais informações sobre o tema.

O Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) é emitido para que todas as pessoas jurídicas possam estar identificadas pela Receita Federal. Quem é Microempreendedor Individual MEI possui CNPJ assim como qualquer outro tipo de empresa.

Caso, por algum motivo, você tenha perdido seu Certificado de Microempreendedor Individual é possível imprimi-lo novamente utilizando site do Portal do Empreendedor. O ideal é salvar uma arquivo PDF do certificado em seu computador para facilitar futuros acessos.

Esse procedimento também pode ser utilizado pelo MEI que esqueceu seu CNPJ, pois no certificado haverá essa informação. Dessa forma, você poderá descobrir seu CNPJ pelo CPF.

Certificado de Microempreendedor Individual – como imprimir

Para imprimir novamente seu Certificado de Microempreendedor Individual não há complicações, basta acessar o endereço: http://www22.receita.fazenda.gov.br/inscricaomei/private/pages/certificado_acesso.jsf

Após acessar a página, preencha seu CPF, data de nascimento e os caracteres da imagem que aparecerem no formulário.

Pronto, agora você pode gerar seu Certificado de Microempreendedor Individual – MEI.

Nós gostamos sempre de lembrar que o MEI é uma ótima ferramenta de formalização de pequenos negócios.

O programa possui burocracia bastante simplificada, contudo, é sempre bom manter a documentação atualizada e organizada. Negócios organizados são mais fáceis de administrar e, também, de serem lucrativos.

As principais obrigações do MEI são o pagamento da DAS mensal até o dia 20 de cada mês.

Além disso, anualmente o MEI deve apresentar sua declaração de rendimentos referente ao ano anterior.

Se você tem alguma dúvida sobre o programa o SEBRAE é sempre uma boa ferramenta de auxílio. Fale com especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.

Com os dados preenchidos corretamente, você poderá imprimir novamente seu Certificado de Microempreendedor Individual.