MEI – Simples Nacional

Está com dúvidas sobre a relação MEI – Simples Nacional? Explicaremos melhor os pontos importantes neste artigo.

O Microempreendedor Individual – MEI é o pequeno empresário que se formaliza passando a ter CNPJ, benefícios previdenciários e bancários. O recolhimento de impostos por parte do MEI se dá de maneira simplificada, com o pagamento de única guia que engloba todos os impostos pagos.

O MEI pode, também, optar pelo Simples Nacional, mas não terá que pegar os impostos federais como IRPJ, Cofins, IPI, CSLL e PIS.

O MEI paga apenas alíquotas reduzidas de INSS mais ICMS e/ou ISS nos seguintes moldes:

  • INSS: 5% do salário mínimo; mais
  • ICMS: R$1  (Comercio e Indústria); e/ou
  • ISS: à R$ 5 (Prestação de Serviços)

O MEI que possui funcionário paga outros impostos, além dos acima citados.

Como me cadastrar como MEI?

O processo de cadastro como MEI é realizado de maneira totalmente online e totalmente gratuito por meio do Portal do Empreendedor .

Verifique se sua atividade está nas autorizadas a possuir cadastro como MEI clicando aqui.

Para ver nosso passo a passo de como se cadastrar como MEI, clique aqui.

Como migrar de MEI para empresa optante pelo Simples Nacional?

Simples Nacional MEI

Vários empreendedores começam como MEI e, devido ao crescimento do seu negócio, chegam a um ponto no qual terão que transformar seu empreendimento em micro ou pequena empresa, podendo optar pelo Simples Nacional.

Antes de realizar essa mudança, verifique se seu crescimento ocorreu de maneira sólida, ou seja, tenha certeza que não foi somente um crescimento sazonal e esporádico.

Após realizar o procedimento de migração para micro ou pequena empresa, você passará a recolher impostos conforme o Simples Nacional, com alíquotas de 4%, 4,5% ou 6%, a depender da sua atividade.

Procure um contador para verificar os detalhes da migração de MEI para micro ou pequena empresa optante pelo Simples Nacional.

 

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor