Você está buscando informações sobre como abrir MEI gratuito? Parabéns, você está no caminho certo para conseguir formalizar seu negócio da maneira correta. O procedimento de formalização como MEI é bastante simples como você verá aqui.

Após finalizar o processo de abertura do MEI, você passará a ter CNPJ, acesso a serviços bancários e benefícios previdenciários. Veja a seguir como abrir um MEI gratuito.

Como abrir MEI gratuito?

Importante deixar claro que o procedimento de abertura do MEI é totalmente gratuito. Algumas empresas cobram para realizar esse serviço, contudo, você mesmo pode fazer a abertura do MEI online e gratuitamente. Caso queira o auxílio de um contador, pode contar com esse serviço profissional, mas não é obrigatório.

O procedimento é bem simples, todo feito pela internet. Veja nosso passo a passo:

Passo a passo para abrir um MEI gratuito

  • 1º Passo – Pesquisa

Nem toda atividade pode ser cadastrada como MEI. Antes de iniciar a inscrição, veja se a atividade por você exercida encaixa-se na categoria de MEI,  acesse a Lista de ocupações permitidas.

Lembre-se também do limite anual de faturamento de de R$ 81.000,00. Empresas com faturamento anual maior que esse devem ser formalizadas em outra categoria.

  • 2º Passo – Cadastramento

O processo de abertura do MEI é totalmente online e gratuito.

Trata-se do simples preenchimento dos seus dados, não tem erro, o próprio sistema vai encaminhando o preenchimento. Mas não se preocupe que abaixo mostramos um vídeo de orientação.

O preenchimento deve ser feito no site oficial do governo: clique aqui. Na página, clique em “Formalize-se”.

Entre com sua conta gov.br. Caso ainda não possua, crie uma. Esse processo também é online e gratuito. O procedimento é bem simples, siga o passo a passo do próprio site.

Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

  • 3º Passo – Pós-Cadastramento

Como abrir um MEI gratuito

Após concluir o procedimento de cadastro como MEI, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são gerados imediatamente e não há necessidade de encaminhar qualquer documento à Junta Comercial. Parece muito simples e é assim mesmo, tudo é feito online.

Concluído o cadastro, gere seu o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI e arquive.

  • 4º Passo – Custos após formalização

O procedimento de abertura do MEI é todo feito de maneira gratuita, como mostramos. No entanto, como qualquer empresa, há custos de manutenção.

Os custos do MEI são bastante reduzidos, giram em torno de R$ 60,00. Trata-se do pagamento dos impostos em uma única guia, o que facilita bastante a manutenção. Você deve pagar essa guia até o dia 20 de cada mês.

Para gerar sua guia mensal, acesso o PGMEI da Receita Federal.

Além disso, visando manter a organização do negócios, o MEI deve fazer seu relatório mensal das receitas conforme mostramos aqui. É bem fácil de preencher.

Declaração Anual

Além do pagamento da guia mensal, anualmente o MEI deve apresentar sua declaração de rendimento em relação ao ano anterior, a  Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Você faz o preenchimento de maneira bem simples e também online. Caso você tenha feito o preenchimento dos relatórios mensais das receitas que falamos antes, basta fazer a soma e colocar o valor total de receitas do ano e enviar.

Importante ressaltar que a apresentação da declaração anual é obrigatória para todos os MEIs, independente do faturamento.

Veja esse vídeo do SEBRAE que mostra o passo a passo de como abrir um MEI:

Como abrir um MEI gratuito? Como você viu, é bem simples.