O carnê MEI ou DAS – MEI é a forma utilizada para que você possa fazer o pagamento mensal de suas obrigações tributárias. Veja a seguir como fazer.

O pagamento mensal da DAS deve ser feito até o dia 20 de cada mês. Contudo, quem não conseguiu pagar no prazo pode fazer o pagamento, mesmo atrasado.

O valor da DAS varia de ano para ano, pois uma parte de seu valor é um percentual do salário mínimo. Como o salário mínimo é reajustado, o valor da DAS também se altera.

Por meio do Portal do Simples Nacional é possível a emissão do carnê MEI de recolhimento mensal utilizando o aplicativo PGMEI. Você pode, inclusive, imprimir carnê MEI vencido.

Como pagar carnê MEI em atraso

O PGMEI é o aplicativo através do qual o MEI poderá emitir seu carnê MEI, havendo a possibilidade também da impressão, mesmo vencido.

Caso você tenha esquecido de pagar sua contribuição mensal poderá utilizar o aplicativo PGMEI para gerar a segunda via, seguindo os passos descritos no próprio programa.

A correção dos valores é realizada de maneira automática e você terá uma nova data para realizar o pagamento do carnê em atraso.

Clique na imagem abaixo e será redirecionado para a página de geração do carnê MEI.

Carnê MEI

Quem é MEI deve dar especial atenção ao pagamento mensal da DAS. Em várias situações é exigido que o MEI esteja com seu negócio em dia. Manter os pagamentos em ordem é uma das principais obrigações do MEI, juntamente com a apresentação da declaração anual.

A manutenção do Microempreendedor Individual – MEI é bastante simplificada, mas não pode ser feita de qualquer jeito. Mantenha sempre suas obrigações em dia para, quando precisar exercer algum direito, não ter problemas com as solicitações.

Confira este vídeo do SEBRAE sobre a DAS-MEI:

Você viu, neste artigo, como imprimir carnê MEI vencido.