Guia MEI – Pagar mesmo atrasada

A guia MEI ou DAS – MEI  é a forma utilizada para que você possa fazer o pagamento mensal de suas obrigações tributárias. Veja como emitir corretamente, mesmo atrasada, a seguir.

Utilizando o Portal do Simples Nacional, você poderá emitir a guia MEI de recolhimento mensal utilizando o aplicativo PGMEI. Você pode, inclusive, imprimir boleto MEI vencido. Ou seja, dentro do ano vigente, você pode emitir suas guias atrasadas e regularizar sua situação como MEI.

Importante deixar claro que todo MEI ativo deve fazer o pagamento das guias, mesmo se não teve faturamento e mesmo que não esteja utilizando o MEI. Se o MEI estiver ativo, o pagamento deve ser feito.

Veja abaixo como é simples gerar sua guia MEI, mesmo atrasada.

Como pagar guia MEI em atraso

O PGMEI é o aplicativo através do qual o MEI poderá emitir sua guia MEI, podendo também imprimir boleto MEI vencido.

Caso você tenha esquecido de pagar sua taxa mensal poderá utilizar o aplicativo PGMEI para gerar a segunda via, seguindo os passos descritos no próprio programa.

A correção dos valores é realizada automaticamente e você terá uma nova data para realizar o pagamento. Esse pagamento já inclui multa e juros pelo atraso.

Clique na imagem abaixo e será redirecionado para a página de geração da guia MEI.

Guia MEI

Confira este vídeo do SEBRAE sobre a Guia MEI:

Porque manter a Guia MEI em dia?

Uma das principais obrigações tributárias do MEI é pagar o DAS até o dia 20 de cada mês. Isso é necessário para manter seu negócio em dia.

Importante lembrar que o MEI deve estar com seu negócio regularizado visando ter total acesso aos seus benefícios previdenciários como:

  • aposentadoria;
  • salário maternidade; e
  • auxílio doença;

Além disso, é importante que anualmente o MEI apresente sua declaração de rendimentos até o dia 31 de maio de cada ano. Todos que estão como o MEI ativo devem apresentar a declaração, independente do rendimento.

Você viu, neste artigo, como imprimir guia MEI, mesmo vencida.