SIMEI – Portal MEI

O SIMEI é o Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais do Tributos do Simples Nacional, ou seja, é o sistema utilizado para recolhimento de impostos por parte do MEI.

A manutenção das obrigações tributárias pelo MEI é bastante simples, bastando pagar sua DAS mensal, na qual já estão incluídos todos os impostos do MEI.

O Microempreendedor Individual – MEI tem diversas vantagens tributárias, as principais delas são os pequenos valores pagos mensalmente e a unificação desses valores em uma única guia. Os valores giram em torno de R$ 50,00, o que é bastante reduzido se comparados com outros tipos de empresa.

Assim, basta ao MEI, utilizando o SIMEI, pagar suas guias mensalmente que estará com suas obrigações tributárias cumpridas quanto ao pagamento de impostos.

Importante lembrar que, além do pagamento mensal, anualmente do MEI deve apresentar sua declaração de rendimentos que obteve como MEI no ano anterior à declaração.

Como acesso o SIMEI?

O acesso é feito de maneira simples pela internet utilizando o link da Receita Federal.

Para quem faz o cadastro como MEI, a vinculação ao SIMEI é feita automaticamente, então você não precisa solicitar enquadramento, basta acessar normalmente.

Para acessar o sistema você pode usar seu certificado digital, ou, caso não possua, pode realizar o login utilizando seu código de acesso.
SIMEI

DASN SIMEI – Declaração Anual de Rendimentos

Além do pagamento das guias mensais, o MEI deve realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) até o dia 31 de maio de cada ano.

Funciona como uma declaração de renda anual do MEI, contudo, não se confunde com a declaração de imposto de renda.

É importante deixar claro: a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI)  não é a mesma coisa que a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF.

A DASN SIMEI é obrigatória para todos os MEIs, já a IRPF só é obrigatória para quem se encaixar nos requisitos.

Você viu, neste artigo, informações sobre SIMEI.