Você está buscando informações sobre como fazer o cadastro MEI gov? Veio ao lugar certo. Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que todo o procedimento pode ser feito online e é totalmente gratuito. Cadastrando-se como MEI você obtém CNPJ e passa a ter acesso a vários benefícios previdenciários.

Caso você queira realizar o procedimento de formalização por conta própria, já que você pode abrir MEI grátis, veja o passo a passo para fazer o cadastro MEI. Todo o procedimento é feito pela internet e você só precisa possuir uma conta .gov, que também é gratuita.

Cadastro MEI – Passo a passo

1º Passo – Pesquisa

cadastro mei
A primeira coisa a ser feita é verificar se atividade que você exerce está dentro das permitidas como MEI, acesse a Ocupações permitidas.

Verifique, também, se sua atividade é permitida em seu município, devendo tal consulta ser feita junto à Prefeitura, principalmente com relação ao local (fixo, ambulante etc) e forma de atuação.

Após isso, certifique-se de que seu faturamento se encaixa no limite anual de R$ 81.000,00 para MEI. Caso o faturamento seja maior que isso, o empreendedor deve fazer o cadastro como outro tipo de empresa, como microempresa ou empresa de pequeno porte, por exemplo.

2º Passo – Cadastramento

Chegou a hora de preencher o formulário no Portal do Empreendedor do Governo.

Após acessar o site, clique em “Quero Ser MEI”, depois em “Formalize-se”. Após isso, faça seu login utilizando a conta . gov. Caso você ainda não possua, crie uma, também é gratuito.

Caso ainda restem dúvidas, você ainda conta com um página de ajuda: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/ajuda

Você também pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

3º Passo – Pós-Cadastramento

Realizado o cadastramento do Microempreendedor Individual – MEI, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são gerados imediatamente e você não precisará encaminhar qualquer documento à Junta Comercial.

4º Passo – Custos após formalização

O procedimento de cadastro MEI é totalmente gratuito. Contudo, agora que você formalizou seu negócio e passou a ser uma empresa, existem os impostos a serem pagos. A boa notícia é que o MEI não paga impostos federais, e o recolhimento dos impostos estaduais e municipais é bastante simplificado, trata-se de uma única guia mensal.

O MEI paga seus impostos por meio de uma única guia e o valor gira em torno de R$ 60,00. Você deve realizar o pagamento até o dia 20 de cada mês. Para gerar sua guia, acesse para gerar seu carnê: PGMEI.

Outra coisa importante é preencher mensalmente o relatório de receitas brutas, isso facilitará na apresentação da declaração anual de rendimentos.

Parabéns, você agora é um microempreendedor individual – MEI e pode trabalhar de maneira totalmente legalizada.

Como você viu, é bastante fácil e gratuito realizar o cadastro MEI.