Declaração MEI – Como fazer corretamente

A declaração MEI, ou Declaração Anual do Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI, é realizada uma vez por ano utilizando-se o  https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedorwww.portaldoempreendedor.gov.br, ou seja, o mesmo portal que você utiliza para inscrição, imprimir boletos, alterações baixas etc, por meio dele você poderá, inclusive, imprimir declaração MEI já transmitida. Veja a seguir como fazer a declaração.

Como fazer a declaração MEI anual?

Veja o passo a passo para fazer a declaração MEI:

  • Acesse o (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor), clique em “Já sou MEI”, clique em “Declaração Anual de Faturamento” e depois também em “Declaração Anual de Faturamento”, depois faça login utilizando seu CNPJ;
  • Podem ser feitas duas declarações, a Original a Retificadora. Caso você não esteja corrigindo nenhuma declaração, escolha a original.
  • Selecione a opção do ano a respeito do qual deseja realizar a declaração.
  • Em “Valor da Receita Bruta Total”, informe o faturamento total que sua empresa obteve no ano. O ideal é que você preencha um controle mensalmente para facilitar a declaração anual. O Portal do Empreendedor criou um modelo para preenchimento (baixe aqui um modelo);
  • Concluído o preenchimento da DASN-SIMEI (Declaração Anual), o sistema perguntará se o você deseja imprimir, confirme e guarde o comprovante. Recomendamos que você guarde uma cópia digitalizada em local seguro para eventuais necessidade futuras.

Declaração anual MEI – prazo

O prazo para entrega da declaração anual MEI é até 31 de maio. Se você não fez a declaração no prazo,  o procedimento é o mesmo acima descrito, mas haverá uma multa por realizar a declaração fora do prazo. Essa multa é no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais), ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário.

Lembrando que a declaração sempre se refere ao ano anterior, ou seja, se você estiver em 2021, fará a declaração referente às receitas de 2020.

Se você ainda tem dúvidas sobre a declaração MEI, acesse uma das formas de auxílio clicando aqui.

Declaração MEI

Esclarecemos, também, que a declaração anual MEI não é a mesma coisa que sua declaração do imposto de renda de pessoa física.

Como visto, não é difícil fazer a declaração MEI, mas é importante preencher as informações corretamente.