DAS MEI – 2022 – como emitir corretamente

O documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual – MEI (DAS – MEI) é a ferramenta utilizada para realização do pagamento mensal do MEI. Você gostaria de saber como emitir DAS MEI? Veja a seguir o passo a passo para fazer corretamente.

Por meio do Portal do Simples Nacional, você pode emitir a guia de recolhimento mensal utilizando o aplicativo PGMEI. Essa é a ferramenta correta para emitir DAS MEI.

Clicando na imagem abaixo você será redirecionado para a página na qual poderá emitir DAS – MEI (Receita Federal MEI).

Emitir DAS MEI

O que é DAS MEI?

O DAS MEI é o Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual – MEI. Em resumo, o DAS MEI é o boleto que o MEI deve pagar mensalmente, até o dia 20, para manter suas obrigações tributárias em dia.

Essa é uma das grandes vantagens de fazer a formalização como MEI. O procedimento de pagamento dos seus impostos é bastante fácil, basta entrar no portal SIMEI (Simples Nacional), emitir sua guia e pagar o valor respectivo.

Dê muita atenção a esse ponto. Para manter seu MEI regularizado e ter acesso aos benefícios previdenciários previstos no programa, você deve manter seu DAS – MEI em dia.

Como pagar DAS MEI em atraso?

Esqueceu-se de pagar e quer saber como regularizar o DAS MEI atrasado? clique aqui.

Lembre-se: você deve pagar o DAS MEI todo mês, até o dia 20. Como mostrado no link acima, você consegue pagar suas guias atrasadas, contudo, existirá uma multa e juros.

Além disso, o pequeno empreendedor deve anualmente apresentar sua declaração MEI.

Estou com MEI parado ou não tive faturamento, devo pagar o DAS MEI?

O DAS MEI é o documento de arrecadação dos impostos devidos pelo MEI. Em razão dessa guia, o MEI não precisa se preocupar com quantidade e cálculo de impostos, basta pagar a guia, está tudo contido ali.

DAS MEI - Como emitir

No entanto, muitas pessoas pensam que esse pagamento depende do faturamento do MEI e isso não é verdade.

Se você possui um MEI aberto, não importa se você teve faturamento ou não, deve pagar seu DAS MEI mensalmente até o dia 20.

Estar com o MEI aberto e não pagar a guia deixa você em dívida com a Receita Federal. Caso você não esteja utilizando o MEI, o correto é encerrá-lo.

Confira este vídeo do SEBRAE sobre a DAS-MEI:

Você viu, neste artigo, como emitir DAS MEI.