Portal MEI - Microempreendedor Individual - ARTIGO: Empréstimo para microempreendedor individual – MEI


Empréstimo para microempreendedor individual – MEI

Um dos maiores benefícios de se formalizar como microempreendedor individual é que, nessa condição, o empreendedor com CNPJ passa a ter algumas “vantagens” de empresa. Dentre elas, está a facilidade de acesso às instituições bancárias, inclusive, o empréstimo para o microempreendedor individual – MEI.

Apresentamos aqui as linhas de crédito oferecidas pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, juntamente com a lista da documentação necessária para que se obtenha o empréstimo para MEI.

Importante frisar que a obtenção de crédito para crescimento do seu negócio depende de vários fatores e nem sempre é uma tarefa muito simples de conseguir.

Se você não conseguiu empréstimo junto aos bancos maiores, recomendamos que tente a empresa Simplic, CLIQUE AQUI e saiba mais.

Além disso, o dinheiro obtido no empréstimo deve ser utilizado exclusivamente no seu negócio e não para fins pessoais.

Primeiramente, você deve analisar se obter um empréstimo é realmente necessário. Tenha consciência de que, ao obter um empréstimo, você está adquirindo uma obrigação junto a um banco e que, evidentemente, terá que pagá-la.

Empréstimo MEI

Dessa forma, analise se o crédito obtido realmente ajudará seu negócio a crescer. Você deve ter clara a seguinte questão: Obterei X reais em empréstimo. Em quantos reais esse empréstimo aumentará a rentabilidade do meu negócio?

Antes de dirigir-se a qualquer banco você deve reunir toda a documentação referente a seu negócio, bem como documentos pessoais.

Outro ponto que gostaria de chamar a atenção é quanto ao fato de você conseguir demonstrar, de maneira contábil, a rentabilidade do seu negócio. Muita gente reclama que vai ao banco e eles não mostram interesse em conceder o crédito. Bancos visam lucro. O negócio mais lucrativo para o banco é emprestar dinheiro, contudo, eles só o fazem verificarem que irão receber o pagamento pelo crédito concedido.

Portanto, você deve ser capaz de conseguir comprovar ao banco que seu negócio produzirá o suficiente para pagar o empréstimo. Se você tiver um plano de negócios mostrando onde o dinheiro será investido e como isso fará seu empreendimento crescer, suas chances de conseguir o empréstimo aumentam.

Não vá ao banco esperando que, simplesmente por ser MEI, conseguirá empréstimo fácil. Haja como um empreendedor. Mostre ao banco que o dinheiro será bem aplicado, mostre como você aumentará seu negócio e como isso fará seu faturamento crescer.

Empréstimo para microempreendedor individual – MEI: Caixa Econômica Federal

Para contratação do empréstimo, são necessários os documentos abaixo:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
  • Para disponibilização do empréstimo, além dos documentos entregues na abertura de conta, é solicitado o preenchimento da “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, sendo que o modelo é disponibilizado pela própria CAIXA.

Empréstimo para microempreendedor individual – MEI: Banco do Brasil

No BB, a documentação para empréstimo é a seguinte:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
  • CNPJ.

Microcrédito – Empréstimo para MEI

Empréstimo para microempreendedor individual - MEIMicrocrédito é uma linha especial de empréstimo para o microempreendedor individual – MEI que envolve menores valores e menor burocracia.

Esse tipo de empréstimo pode ser conseguido com agentes operadores de crédito. No site do BNDES você tem acesso à: Lista de agentes operadores de recursos ao microempreendedor.

Assim como nos tipos de empréstimos anteriores, esse crédito deve ser utilizado com responsabilidade. Lembre-se, esse dinheiro extra é para fazer seu negócio crescer. A obtenção de um empréstimo para MEI só vale a pena se aumentar o faturamento do seu negócio.

Cuidados antes de contratar empréstimo

Em várias situações o empréstimo para microempreendedor individual – MEI é adequado e necessário para crescimento e melhoria de um empreendimento. Essa situação tem que ser verificada antes da contratação.

Faça um projeto do que exatamente você pretende ampliar em seu negócio e o dinheiro necessário para tal ampliação. Analise o que conseguirá de crescimento com o resultado do empréstimo contratado e faça projeções de quanto a mais seu empreendimento renderá.

Importantíssimo que você faça uma separação clara do que é dinheiro seu (pessoa física) do que é dinheiro do empreendimento. Misturá-los, na maioria das vezes, leva várias boas idéias ao fracasso. A mesma regra vale para os empréstimos. Caso você obtenha, utilize-o somente no projeto de ampliação e melhoramentos anteriormente realizado.

Como dito anteriormente, os bancos maiores, muitas vezes, acabam criando muitas dificuldades para concessão de empréstimo. Em razão disso, empresas como a Simplic podem ser uma boa opção.

É necessário verificar, também, como você realizará o pagamento do empréstimo contratado. Para tal planejamento, recomendamos a utilização de uma planilha fluxo de caixa, já que com ela você consegue realizar projeções financeiras.

Esperamos, com esse artigo, ter esclarecido alguns pontos sobre o empréstimo para microempreendedor individual – MEI.

 

Banco Do Brasil Empréstimo Microempreendedor emprestimo mei Empréstimo Na Caixa Para Microempreendedor empréstimo para mei Empréstimo para microempreendedor individual

Confira:

MEI declara Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF?

O prazo para declaração de imposto de renda está se esgotando, mas alguns Microempreendedor Individuais ...

ASSINE GRÁTIS
Preencha seu e-mail e receba gratuitamente nossos artigos!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

9 comments

  1. Isto me ajudou. Grato.

  2. Já vou colocar em prática essas dicas são incríveis,
    parabéns pelo ótimo conteúdo.

  3. Pretendo abrir hoje meu MEI e regularizar minha empresa.

  4. pega empréstimo sendo microemprededor é bem melhor do que pessoa física..

  5. Rosalia carvalho Costa

    Nossa muito bom essas dicas para o microinprendedo fOi legal gostei muito

  6. Álvaro Dias do Nascimento

    Ótimas informações!Obrigado.

  7. Nossa gostei muito quero muito fazer um empréstimo pra abrir outro negócios .ótimo informações

  8. Abriu minha visão… preciso de um transporte,pois perco muitos clientes pq só ofereço minha mao/obra, assim poderei oferecer o transporte do material, tendo em vista que trabalho com Drywall/Gesso acartonado, dando mais comodidade aos mesmo ; clientes.

  9. Obrigada pelas dicas. Ajudaram muito

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor