Portal MEI - Microempreendedor Individual - ARTIGO: Microempresa – o que é e como conseguir crédito


Microempresa – o que é e como conseguir crédito

Um empreendimento é considerado uma microempresa quando seu faturamento anual é de R$ 360 mil. De acordo com o Sebrae uma microempresa ” será a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que aufira em cada ano calendário, a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00″. Acima desse valor de faturamento, o empreendimento passa a ser enquadrado como empresa de pequeno porte.

Foi instituída em 2006 a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, qual dispõe sobre o tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte.

Essa lei visa facilitar a vida desse tipo de empreendimento no Brasil, visando melhorar a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte, contribuir para a geração de emprego, renda, inclusão social e estrutura da economia nacional.

Pequenas e microempresas podem optar pelo regime tributário específico para os pequenos negócios, com carga de impostos simplificada e reduzida, com a utilização do Simples Nacional.

Crédito para pequena e Microempresa

 

Microempresa

O empreendedor proprietário de uma microempresa normalmente quer fazer seu negócio crescer, mas, muitas vezes, tem dificuldades financeiras para investimentos ou aquisição de matéria prima. Em alguns casos, uma linha de crédito pode ser uma saída positiva para tal situação.

Primeiramente, você deve refletir se o crédito é mesmo necessário, pois, em casos específicos, uma melhoria na gestão financeira já é suficiente. O empreendedor deve dar especial atenção aos prazos de pagamento a fornecedores e recebimento de clientes. Uma perfeita administração do fluxo de caixa certamente melhorará a capacidade financeira do seu negócio.

Se você não conseguiu empréstimo junto aos bancos maiores, recomendamos que tente a empresa Simplic, CLIQUE AQUI e saiba mais.

Recomendamos que, antes de procurar crédito, você visite o SEBRAE da sua cidade. O SEBRAE não empresta dinheiro, mas pode orientá-lo melhor sobre questões administrativas.

Crédito microempresa

Caso a situação da sua microempresa seja realmente de necessidade de crédito, damos aqui algumas sugestões.

  • Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual: Esse programa é promovido pelo banco do nordeste e pode ser acessado neste link.
  • Caixa para sua empresa: Programa da Caixa Econômica Federal, pode ser acessado neste link.
  • Micro, Pequena e Média Empresa e Pessoa Física: Esse é um programa do BNDES, acesse aqui.

Veja essa vídeo do Soluzione Contábil sobre Microempresa:

Falamos, neste artigo, sobre o que é crédito para microempresa.

 

crédito impostos me microempresa sebrae
ASSINE GRÁTIS
Preencha seu e-mail e receba gratuitamente nossos artigos!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

2 comments

  1. Moises Barbosa de Oliveira Lima

    Ok, muito ótimas as informações contidas no blog do Portal MEI,
    obrigado
    Moisés Barbvosa

  2. Muitoooo Bomm o artigo, aprendi MUITO, e concerteza vou começar a seguir o site de vocês. Parabens !!!

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor