Portal MEI - Microempreendedor Individual - ARTIGO: Como emitir nota fiscal – MEI


Como emitir nota fiscal – MEI

Uma dúvida muito comum que os microempreendedores individuais têm é se o como emitir nota fiscal – MEI. Neste artigo esclareceremos alguns conceitos sobre nota fiscal eletrônica (NF-e), nota fiscal avulsa (NFA) e nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e).

O Microempreendedor individual – MEI é obrigado a emitir nota fiscal na prestação de serviços e vendas realizadas para pessoas jurídicas, inclusive órgãos públicos, não sendo obrigatória a emissão para pessoa física, exceto se o consumidor exigir.

Portanto, a primeira dúvida está esclarecida: sim, o MEI pode emitir nota fiscal. A mesma regra vale para o MEI que vende pela internet.

MEI pode emitir nota fiscal eletrônica?

O MEI não é obrigado a emitir a Nota Fiscal Eletrônica, mesmo quando realize vendas interestaduais, mas pode emitir, caso desejar.

Como emitir nota fiscal - MEIMesmo dispensado da emissão de nota fiscal, o MEI deve procurar adquirir mercadorias ou serviços com documento fiscal válido. Lembrando que o ideal é que o MEI tenhas essas compras registradas em alguma planilha fluxo de caixa.

 

Como formalizar a compra de mercadoria usada de pessoa física?

Na compra de produtos sem nota fiscal e para formalizar a aquisição dos mesmos, o MEI deve emitir uma Nota Fiscal de Entrada, em seu próprio talão, com seus próprios dados (campo do destinatário), na opção de entrada de mercadoria, detalhando todas as mercadorias adquiridas sem comprovantes ou solicitar a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa junto à Secretaria de Fazenda Estadual.

Tipos de notas fiscais do MEI:

1. Nota Fiscal Avulsa (NFA)

O procedimento para emissão de notas fiscal avulsa varia de estado para estado. Trata-se do método mais fácil e, por vezes, mais barato. Você deverá verificar o procedimento para emissão de nota fiscal avulsa na Secretaria da Fazenda – SEFAZ –  do seu estado. Muitos estados, visando eliminar as notas de papel, não mais disponibilizam esse tipo de nota.

2. Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

Somente alguns estados disponibilizam esse modelo de nota fiscal. A mesma funciona como a avulsa comum, com o diferencial de ser tirada pela internet. Consulta no site da SEFAZ de seu estado se o procedimento é possível na sua localidade.

Como emitir nota fiscal – MEI: Procedimento

Para emitir nota fiscal o MEI deve dirigir-se à Secretaria de Fazenda do Estado ou do Município e solicitar a Autorização de Impressão de Nota Fiscal – AIDF. Depois disso, poderá procurar uma gráfica para elaboração de seu talão de notas fiscais.

O MEI poderá solicitar às Secretarias de Fazendas, Estadual ou Municipal, a emissão de Nota Fiscal Avulsa e/ou Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, sempre que necessário, caso ainda não tenha autorização para emissão dos talões próprios de Notas Fiscais.

Como o MEI deve enviar encomendas pelos correios?

As mercadorias enviadas pelos correios e/ou transportadora para fora do estado, devem ser acompanhadas obrigatoriamente da Nota Fiscal, seja a venda para Pessoas Físicas ou Jurídicas. As mercadorias sem nota fiscal poderão ser apreendidas pela fiscalização.

Fonte: SEBRAE – Nota fiscal

Como emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) – passo a passo

Veja neste vídeo, ainda, o passo a passo sobre como emitir nota fiscal eletrônica – MEI:

Neste artigo procuramos esclarecer como emitir nota fiscal – MEI, inclusive eletrônica.

 

como emitir nota fiscal como emitir nota fiscal - MEI Como Preencher Nota Fiscal MEI Emitir Nota MEI nota fiscal avulsa nota fiscal eletronica passo a passo

Confira:

Fluxo de caixa projetado

Limite do MEI poderá aumentar

Está sendo analisado na Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, em caráter terminativo, o Projeto de Lei ...

ASSINE GRÁTIS
Preencha seu e-mail e receba gratuitamente nossos artigos!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

28 comments

  1. Vim aqui e achei interessante. Obrigada.

  2. Vi aqui e estou tirando as pequenas duvidas

  3. Gostei bastante.

  4. Que bom ter esse site para esclarecer dúvidas

  5. Gostei do site…Muito bem explicado!!!

  6. muito bom gostei…

  7. esta de parabéns 🙂 ajudou muitooooo mesmo ! que Deus te abençoe

  8. Muito boa explicação!

  9. Parabéns pelo video. Faz tempo estou tentando saber como emitir nota e nunca consegui entender. Agora com esse video esclareceu tudo.. Já vou começar emitir NFP para meus clientes. Muito Obrigado pelo video…. SHowwwww.

  10. Melhor video explicativo!!! Parabéns

  11. Nossa até que enfim alguém publicou uma informação importante sobre a emissão de nota de fiscal. Parabéns pelo video, segui todos os procedimentos e já estou apto a emitir nota fiscal.

    Obrigado

  12. Muito bom a explicação e o video.. ajudou bastante…

  13. Muito bom o video! Parabens! tirei todas as minhas duvidas! Obrigada

  14. Bom artigo.

  15. Muito bom, me ajudou demais!!!!!

    parabens!!!!!!!!

  16. muito bom tirei minhas duvidas..

  17. MUito bom, consegui esclarecer minhas duvidas sobre nota fiscal.

  18. Me esclareceu totalmente o que eu queria saber , esclareceu o que muitos funcionários que dizem serem profissionais não me esclareceu . Parabéns..!!!

  19. Lóris Ayami Suzuki Morandi

    Excelente! Muito obrigada! Deus te abençoe!

  20. A legislação de emissão de NFe do MEI varia para cada estado. O Espirito Santo por exemplo, onde trabalho, veta a emissão da NFe ao MEI, devendo esse emitir nota fiscal avulsa comprada em papelaria, quando realizar comercialização de mercadoria, quando se tratar de prestação de serviços a responsabilidade é das prefeituras que também possuem legislações diferentes em cada município. A legislação mudará em breve, para o Estado, permitindo a emissão da nota fiscal eletrônica avulsa para o MEI, mas não há previsão exata para isso acontecer aqui no Espirito Santo exceto que está previsto para os próximos anos, o que é bastante vago.

  21. Parabéns pelas explicações e pela colaboração!

  22. Ótima explicação!! Fiz o passo a passo e deu tudo certo.

  23. Muito obrigada pelas explicações, deu tudo certo!

  24. Muito obrigada 😀

  25. Maravilhosa explicação! Esclareceu todas as minhas dúvidas. Muito obrigada

  26. Parabéns pelo conteúdo e explicação.

  27. Excelente explicação, me ajudou muito. Obrigada

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor