Novo pagamento do PIS/PASEP em agosto – MEI tem direito?

Você sabia que mesmo quem hoje é MEI pode ter direito a receber fundos do PIS/Pasep? É isso mesmo, dependendo do caso você pode ter saldo a receber? Veja aqui como realizar a consulta.

Quem poderá receber?

Pessoas que não fizeram o saque do PIS/Pasep até o dia 29 de junho terão nova oportunidade com a segunda etapa que começa a partir de 14  de agosto.

Nessa segunda etapa, pessoas de qualquer idade poderão realizar o saque. Você pode realizar a consulta para verificar se tem saldo a receber pela internet.

As cotas retiradas nessa oportunidade são recursos depositados entre os anos de 1971 e 1988, quando as contas ficaram inativas.

O saque anteriormente só era permitido para pessoas com mais de 70 anos ou outras em situações específicas. Desde o ano passado o saque foi flexibilizado.

É uma possibilidade de renda extra que várias pessoas terão. Importante ressaltar que esse benefício não é específico para MEI, mas em alguns casos o Microempreendedor Individual também poderá receber essa liberação do PIS/PASEP.

Como consultar se tenho valores a receber?

Tenha em mãos o número do seu PIS (funcionários de empresas privadas) ou PASEP (funcionários públicos) ou CPF e sua data de nascimento.

Para realizar a consulta, você deve acessar os sites relativos ao PIS ou ao Pasep. Essas consultas também podem mostrar se você tem direito ao recebimento de abono salarial.

Você que, no momento é MEI – Microempreendedor Individual, mas que já trabalhou como funcionário, público ou privado, pode ter saldo a receber.

Lembramos: a condição de MEI não dá acesso ao recebimento do PIS/PASEP. Para que o MEI eventualmente tenha direito a receber algum valor ele tem que ter trabalhado anteriormente como funcionário, público ou privado.

Muitas pessoas tem direito ao recebimento e acabam perdendo a oportunidade por não realizarem a consulta.

Por essa razão realize sempre a consulta a fim de verificar se você tem direito ou não.