Planilha fluxo de caixa simples – MEI (2024)

Está à procura de uma planilha fluxo de caixa simples para MEI? Manter o seu negócio organizado é realmente muito importante. Veja abaixo nossa planilha que irá lhe ajudar.

O que é fluxo de caixa?

Primeiramente, para esclarecer, fluxo de caixa é um instrumento contábil básico que auxilia no controle de caixa e planejamento financeiro do empreendedor. O controle pode ser feito utilizando uma planilha, conforme mostramos mais adiante.

Embora não seja obrigatório para o microempreendedor individual – MEI, sua utilização é recomendável para melhor organização de seu empreendimento, bem como para facilitar a elaboração do Relatório Mensal de Receitas Brutas, que é de confecção obrigatória. A utilização da planilha pode contribuir para o corretor preenchimento do relatório.

Muitos Microempreendedores Individuais pensam que, pela aparente simplicidade de seu negócio, não devem adotar mecanismos de controle financeiro.

Engana-se quem pensa assim, pois administrar corretamente as finanças certamente aumentará a lucratividade de seu negócio e o fluxo de caixa é o instrumento adequado para você MEI, pois é de preenchimento muito simples.

Planilha fluxo de caixa simples - MEI

Na planilha de fluxo de caixa são registrados todos os recebimentos (vendas e serviços à vista, à prazo, duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista, à prazo, duplicatas, pagamento de despesas e outros). A previsão e preenchimento podem ser feitos por dia, mês, semestre ou ano.

A utilização do fluxo de caixa é bastante simples, pois se resume ao preenchimento do que você recebeu ou tem a receber e o que pagou ou tem a pagar. Um fluxo de caixa pode ser feito manualmente em um caderno, por você mesmo, embora essa seja a forma mais trabalhosa.

Visando simplificar seu trabalho, o blog Portal MEI elaborou uma planilha fluxo de caixa para MEI feita no Microsoft Excel, com download gratuito. Preocupamo-nos em fazê-la de maneira bastante simples, de forma que você não terá dificuldades em preenchê-la.

Download da planilha fluxo de caixa simples para MEI

Para fazer o  download da planilha é bastante simples, basta clicar aqui. Você baixará diretamente a planilha.

Saiba mais sobre fluxo de caixa

Para saber ainda mais sobre fluxo de caixa, confira esse vídeo do SEBRAE sobre o assunto:

Esperamos que gostem de nossa planilha fluxo de caixa simples para MEI!

6 Comments

  1. Marcio Gonçalves 9 de julho de 2015
  2. nadivaldo xavier das dores 25 de janeiro de 2016
  3. Iranilda 22 de fevereiro de 2016
  4. Alberto Parada 26 de maio de 2016
  5. Ronaldo 20 de julho de 2016
  6. Raquel Domingues 10 de novembro de 2016