Portal MEI - Microempreendedor Individual - ARTIGO: O que é empreendedorismo


O que é empreendedorismo

Você já se perguntou o que é empreendedorismo? Empreendedorismo é o processo dirigido ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de projetos (empreendimentos). Está associado ao termo empreender, que quer dizer realizar, fazer ou executar.

O conceito empreendedorismo foi difundido pelo economista Joseph Schumpeter, em 1942, o qual, dentre outras coisas, relaciona o empreendedorismo com o desenvolvimento econômico. Uma das conceituações mais aceitas, atualmente, foi feita por Robert D. Hisrich, em sua obra “Empreendedorismo”. Para o autor, “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

O empreendedor é, dessa forma, uma pessoa que possuir certa inspiração para o “negócio”, que normalmente enxerga possibilidades que outras pessoas não conseguem ver.

Para Augusto Cury:

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la”.

O que é empreendedorismo

Esclarecido o que é empreendedorismo, listamos as características do empreendedor:

  • Imaginação e criatividade;
  • Determinação;
  • Habilidade de organizar;
  • Habilidade de liderar pessoas;
  • Habilidade de lidar com processos e etapas.

Dia do Empreendedor

O dia do empreendedor é comemorado em 1º de julho.

Como ser tornar um empreendedor

Toda a atitude empreendedora esta ligada ao modo de pensar do empreendedor, ou seja, para ser um empreendedor você deve pensar como um. O primeiro passo, é fazer uma auto-análise e reconhecer seu pontos fortes e fracos, suas habilidades e falhas. Feito esse reconhecimento inicial, você deve trabalhar para fortalecer seus pontos fracos e manter ou melhorar os fortes. Um bom empreendedor deve estar em melhoramento constante e nunca deve se sentir pronto, “sempre tem algo a ser aprendido”.

Se você ainda não se considerada apto a empreender, saiba que os empreendedores normalmente não nascem prontos, vão desenvolvendo suas habilidades ao longo da vida. Se eles desenvolvem, você pode também. Existe treinamento para isso. Caso tenha interesse, CLIQUE AQUI.

Confira, também, esse vídeo do Canal Geração de Valor sobre empreendedorismo:

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido o que é empreendedorismo.

Empreendedor Conceito empreendedorismo o que é empreendedorismo O Que É Empreender

Confira:

como aumentar vendas

Como aumentar as vendas – Técnicas

Vender é a chave de qualquer negócio, seja de serviços ou de produtos. Buscando técnicas ...

ASSINE GRÁTIS
Preencha seu e-mail e receba gratuitamente nossos artigos!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

2 comments

  1. Excelente artigo. Muito bom mesmo.

  2. Parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor