Você está com dúvidas sobre como emitir o CCMEI de maneira correta? Não se preocupe, vamos ajudar você. Veja a seguir como proceder da maneira correta.

O que é CCMEI e como consultar

O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual  – CCMEI – é o documento que comprova a constituição da empresa. Ele serve para mostrar que a empresa está corretamente aberta e assegurar a inscrição no CNPJ e na Junta Comercial Estadual.

O CCMEI compara-se ao contrato social ou requerimento de empresário de outros tipos de empresa.

Ele é um documento importante, pois o CCMEI funciona como Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento. Importante lembrar que para isso ser válido devem ser obedecidas exigências legais de funcionamento do MEI.

Para saber quais são essas exigências o Microempreendedor Individua, você deve procurar a Prefeitura do seu município e verificar a existência de outras adequações.

O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual  – CCMEI – é solicitado para abertura de conta bancária pessoa jurídica, bem como para comprovação da inscrição no CNPJ. Portanto, é um documento que pode ser pedido em várias ocasiões, por essa razão, você deve saber como emiti-lo de maneira rápida.

Para consultar e gerar o CCMEI você deve acessar o seguinte link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/emissao-de-comprovante-ccmei e clicar em “Emissão de comprovante CCMEI”. Após, entre com sua conta .gov. Caso ainda não possua, você pode criar uma. É bem rápido e fácil.

O CCMEI inclui informações da empresa, como capital social e, também, informações da pessoa física responsável.

Se você ficou com alguma dúvida, no final mostramos um vídeo sobre como proceder.

Como funciona o MEI

Todo o processo de cadastro como MEI é feito de maneira online, você pode fazê-lo sozinho, ou com ajuda de um contador. Além disso, o SEBRAE também é uma ótima fonte de ajuda. O procedimento de abertura do MEI é feito totalmente online e gratuito pelo Portal do Empreendedor do Governo.

Para realizar o cadastro tenha em mãos seus CPF, número da última declaração de IR e título de Eleitor. Será necessária uma conta .gov para abertura do seu MEI.

Após terminar o cadastro, é gerado de imediato o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento de sua empresa, tudo de maneira única, o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI.

Não há necessidade de enviar nenhum documento à Junta Comercial ou à Receita Federal. Com o CCMEI o empreendedor já tem todas as informações necessárias para dar início a seu negócio.

CCMEI - Consultar - Emitir

Como emitir CCMEI – Vídeo

 

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido como emitir o CCMEI.