Portal MEI - Microempreendedor Individual - ARTIGO: Como fazer fluxo de caixa


Como fazer fluxo de caixa

Procurando informações sobre como fazer fluxo de caixa? Sabe o que é fluxo de caixa projetado? Está no lugar certo. Primeiramente, recomendamos que você baixe nossa planilha de fluxo de caixa para MEI. Naquela página, também, esclarecemos alguns conceitos sobre o que é fluxo de caixa, de forma que é importante que você leia a mesma antes de prosseguir na leitura desta.

Como fazer fluxo de caixa

Fazer um fluxo de caixa perfeito é mais simples do que parece. Basta um pouco de dedicação e organização.

Saídas

A primeira coisa a ser feita é separar as saídas em: fornecedores, despesas e outras saídas.

  • Fornecedores: Todos os gastos com seus fornecedores;
  • Despesas: são os gastos administrativos como telefone, correio, internet, papelaria etc;
  • Outras despesas: amortização de empréstimos, pagamentos de tributos e investimentos.

Entradas

Nas entradas você deve especificar o que recebe com suas vendas e/ou prestação de serviços.

Recomenda-se que esse preenchimento seja feito diariamente.

Resultado do período

Para verificar o resultado do período (dia, semana, mês ou ano) basta realizar a soma de todas as entradas e diminuir as saídas. Nossa planilha de fluxo de caixa faz o controle e realiza as contas para você.

Como fazer fluxo de caixa e fluxo projetado?

Como calcular lucro

O lucro é o resultado do que você ganha menos o que você gasta, simples assim. Para apuração do lucro, leve em conta todos os gastos que você tem com seu negócio, mesmo os que parecem insignificantes. Muitas vezes, esses pequenos gastos realizados várias vezes durante o mês acabam formando um bom montante de despesas.

Após um determinado período, verifique se o que você está ganhando com seus serviços ou venda de produtos está maior do que você está gastando, para apuração do lucro.

Caso você perceba que está com despesas maiores do que receitas, significa que seu empreendimento está dando prejuízo. Veja abaixo como resolver.

Como passar a ter lucro

  • Reduza despesas: Analise a planilha na parte das despesas e veja onde está gastando mais dinheiro. Identifique gastos desnecessários ou acima do ideal e passe a diminuir tais despesas. Em quase 100% dos casos existem despesas que podem ser cortadas.
  • Aumente a quantidade de vendas ou serviços: Em alguns casos, aumentando a quantidade de vendas ou prestação de serviços já é suficiente para passar a ter lucro. Invista um pouco em propaganda e veja o retorno. Caso o ganho obtido nas vendas ou serviços seja maior do que o gasto com a propaganda, siga divulgando seu negócio!
  • Altere os preços dos produtos ou serviços: Você deve ter bom senso na determinação dos preços dos produtos que vende e serviços que presta. Em alguns casos, preços baixos podem atrair mais clientes, de forma que o lucro que você deixará de ter em cada produto/serviço especificamente será compensando pelo aumento na quantidade de clientes. Em outros casos, porém, é necessário aumentar o valor dos serviços ou produtos para passar a ter lucro. Mas essa deve ser a última alternativa.

Fluxo de caixa projetado

A utilização de linhas de crédito tem aumentado a cada dia tanto entre pessoas físicas como entre empresas. Dessa forma, é necessário que você tenha controle sobre o que se tem a receber e a pagar no futuro. Você deve inserir esses valores na planilha, fazendo, assim, o fluxo de caixa projetado.

Sabendo que se tem uma determinada conta a ser paga daqui a 30 dias, por exemplo, você deve ter em caixa, já este mês, a quantia referente a tal pagamento, ou, pelo menos, previsão de que receberá valores suficientes para o pagamento da obrigação.

Esse tipo de projeção é muito útil para dar uma visão financeira futura de seu empreendimento. Veja se não há distorções entre o tempo para receber de clientes e o para pagar aos fornecedores. Não se coloque em situações nas quais tenha muitas obrigações a pagar e poucos valores a receber.

Como um bom fluxo de caixa é ferramenta essencial para controle financeiro do negócio, recomendamos que você dedique um pouco de tempo diariamente ao preenchimento e análise da planilha.

Leve isso a sério e faça os preenchimentos de forma exata, você verá como os resultados futuros serão positivos.

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido como fazer fluxo de caixa e o que é fluxo de caixa projetado.

como fazer fluxo de caixa Como Montar Fluxo De Caixa Tudo Sobre Fluxo De Caixa

Confira:

MEI pode parcelar dívidas em até 120 vezes

Ótima notícia para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que possuem impostos atrasados com a Receita Federal ...

ASSINE GRÁTIS
Preencha seu e-mail e receba gratuitamente nossos artigos!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

One comment

  1. Paulino Pinheiro Aguiar

    Olá, gostei dessa publicação, sou registrado no MEI desde 2010, e sou estudante universitário estou no 8º semestre e escolhi o tema do meu TCC, Fluxo de caixa no MEI! portanto todas informações que receber vai ser de bom aproveito pra mim e para outras pessoas.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor